Pesquisar este blog

22 janeiro 2007

O Recurso do futuro

16/01/2007
Ronaldo Leal apresenta e-Recurso ao presidente do STJ

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Ronaldo Lopes Leal, apresentou ao presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Barros Monteiro, o sistema implantado pelo TST que permite a virtualização do processo judicial trabalhista. Impressionado com a apresentação, em que foram expostos os detalhes do e-Recurso, Barros Monteiro manifestou sua confiança no êxito da iniciativa e destacou a importância da unificação das ferramentas tecnológicas por todos os órgãos da Justiça do Trabalho.

“O que mais chamou a minha atenção em relação ao projeto foi a uniformidade do sistema, o que sem dúvida trará maior produtividade dos julgadores e mais celeridade na solução das demandas”, afirmou Barros Monteiro, que a despeito da grande diversidade de temas enfrentada pelo STJ, também acredita que, “num futuro breve”, aquele Tribunal alcançará os mesmos objetivos já atingidos pelo TST.

Após o encontro, do qual também participaram técnicos do STJ, Ronaldo Leal voltou a manifestar a importância da adoção de ferramentas tecnológicas que tornem a prestação jurisdicional mais rápida. “Se no Tribunal Superior do Trabalho um recurso de revista demorava em média seis anos para ser examinado e, com o e-Recurso, poderá ser resolvido em dias, há um ganho formidável e fantástico que pode ser estendido a todo o Poder Judiciário”, afirmou.

“E quem ganha são as partes que esperam uma prestação jurisdicional rápida e também a sociedade que nos cobra a lentidão do Poder Judiciário. É verdade que o Judiciário pode ter sido lento, mas agora ele seguirá por um caminho de celeridade e esse caminho é o da informática”, acrescentou Ronaldo Leal, que também frisou a disponibilidade da rede de informática montada pelo TST para os demais órgãos do Poder Judiciário brasileiro.

Nenhum comentário: